Total de visualizações de página

12 outubro 2017

Mártires, Pulgas e Leões - Rocelito Paulo




MARTÍRES, PULGAS E LEÕES


Segundo o Jornalista Marcel Souto Maior, consta “que uma senhora chegou perto do Chico Xavier feliz da vida porque tinha feito uma descoberta.
- Fui mártir. Morri na arena devorada por um leão. E você, Chico?
- Ah, eu fui a pulga do leão.”

Situações semelhantes à narrada pelo Jornalista se repetem pelo movimento espírita, e concorrem para afastar o Espiritismo da essência de Kardec, porque descobertas dessa natureza revelam muito mais uma curiosidade individual e egoísta, do que propriamente a captação de aprendizado espírita. A consequência negativa é o fato de aceitarmos a manifestação de mártires, pulgas e leões.

Sabemos que o tema da reencarnação não é uma criação Espírita. Outros sistemas mais antigos que o Espiritismo já defendiam a possibilidade das múltiplas existências corporais, todavia, somente Kardec conseguiu proporcionar ao referido tema, um objetivo coerente com a Criação e a Justina Divinas.

Descobrir tão somente os mártires que fomos em passagens anteriores, não representa um dado significativo à atual existência encarnatória, até porque a maioria das descobertas, na forma como tem sido reveladas, se reporta à vultos importantes da história ou a signatários de status social importante e invejável para os dias de hoje.

Na maioria das vezes, o príncipe ou o rei da reencarnação anterior não se representa no plebeu de hoje, a não ser no orgulho, e o mártir de outras eras não repete a abnegação santificante e a devoção sacrificial à promessa de Jesus, a não ser na hora da dor intensa. Se depender dessas revelações na verdade todos nós teremos sido leões, nenhum de nós foi pulga, muito menos mártir. A proposta da reencarnação na Doutrina Espírita não se resume em satisfazer puramente a curiosidade do que fomos, que profissão tivemos, que cargo desempenhamos, a quem assassinamos, a quem amamos, a quem ofendemos, a quem odiamos, a quem empobrecemos, com quem casamos, onde vivemos, que cor da pele tivemos, a que raça pertencemos.

O reencarnar espírita tem duplo objetivo: primeiro o de permitir ao ser reencarnante que ele alimente a sua própria evolução em duas dimensões, ora na intelectual, ora na moral; e o segundo objetivo é o de permitir ao referido ser que ele participe da Criação Divina no momento em que é lhe dada a responsabilidade de promover a evolução do próximo: é assim que o pai se torna responsável pela evolução do filho, o professor pela do aluno, o político pela da comunidade, o padre pela da igreja... É assim que se justifica a coexistência de mártires, pulgas e leões.

Nós temos a necessidade intrínseca de aprender, e por mais incrível que isso possa parecer, quanto mais aprendemos mais descobrimos que nada sabemos... quanto mais leão, ainda mais pulga e aí surge a oportunidade dos mártires.

Nós temos a necessidade premente da ética e da justiça, e no entanto, só entendemos o que é justo ou injusto quando somos nós os ofendidos: nesta hora, bramimos feitos leões, saltamos feitos pulgas e passamos a sacrificar os mártires.

É por isso que não sabemos tudo e, de alguma forma, em algum momento qualquer, vamos precisar da cooperação de quem sabe o que não sabemos, e do amparo e do auxílio de quem já é o que ainda não somos, para que possamos alcançar o progresso do qual necessitamos: nessa hora, não há leões, não há pulgas, não há mártires.

Por outro lado, se olhássemos no espelho da nossa alma, e procurássemos honestamente identificar os pontos negativos que em nós persistem, descobriríamos o quanto cruel nós ainda somos, e facilmente descobriríamos o ser primitivo e animalesco que somos e que fomos nas reencarnações anteriores e que não deveremos repetir nas futuras encarnações.

Também se buscássemos na nossa alma as atitudes nobres que já conquistamos, sem o exagero da autopromoção e sem qualquer caracterização de personalismo, verificaríamos o que bem soubemos aproveitar nas oportunidades que abençoadamente já nos foram concedidas.

Dentro da evolução espírita, não interessa se o espírito encarnou engenheiro ou pedreiro, se general ou soldado, se cientista ou analfabeto. Interessa quantos lares se foi capaz de ajudar a construir na pedra e no coração. Interessa quantas guerras se foi capaz de evitar entre países ou entre vizinhos. Interessa quantas oportunidades de melhorias se foi capaz de proporcionar para um mundo ou para um homem.

Na história e no estudo do tema da reencarnação, temos muitos exemplos de espíritos notabilizados no contexto material, os quais a sociedade atual venera as ideias e conserva o exemplo, todavia, quando entrevistados no mundo espiritual, se revelam eles próprios decepcionados com a oportunidade santa que simplesmente desperdiçaram na ilusão da matéria.

Mas há também aqueles outros espíritos que a sociedade atual julga, critica e condena ao ostracismo no pior dos infernos, mas que, no entanto, já reencarnaram e retomaram a prova material e aproveitaram a bênção da segunda oportunidade, e assim conquistaram na esfera espiritual uma luminosidade que os torna transcendentes aos ambientes que visitam.

E como Deus é justo e paciente, reencarnaremos quantas vezes nos for necessário espiritualmente para que possamos conquistar, de forma plena, o conhecimento e a moralidade úteis à nossa perfeição.

É assim, que pela bondade de Deus, através do processo de reencarnações sucessivas, um dia nós aprenderemos a nos amar e respeitar fraternalmente como irmãos e deixaremos de nos comportar como mártires, pulgas e leões.


Por Rocelito Paulo


Nenhum comentário: