Total de visualizações de página

04 fevereiro 2011

Um Caso Curioso - Paulino Garcia

UM CASO CURIOSO

Para mim, em companhia do Dr. Odilon, o aprendizado se fazia incessante.

Estando com ele, uma vez mais, nas reuniões do Lar Espírita "Pedro e Paulo", em Uberaba, instituição dedicada ao abrigo de idosos desamparados, deparei-me com um caso, no mínimo curioso, que, de pronto, me chamou a atenção.

Uma das assistidas da referida casa, senhora já septuagenária, de nome Tiana, recostada numa poltrona, tinha a seu lado a figura de um homem desencarnado em estado de grande aflição.

À primeira análise, tive impressão de que ele, chamado Flausino, não conseguia, psiquicamente, desvincular-se dela, qual se entre os dois existisse invisível imantação de caráter magnético. Tiana, apesar dos esforços de Flausino para distanciar-se, parecia um ímã a atraí-lo do modo constante.

Percebendo o meu interesse pelo caso, o Dr. Odilon Fernandes esclareceu-me:

- Trata-se, Paulino, de um caso interessante... Tiana, durante longos anos, foi namorada de Flausino, que nunca cumpriu a promessa de consorciar-se com ela. Ambos tiveram uma convivência afetiva relativamente longas, mas Flausino, depois, acabou casando-se com outra, deixando este irmão na esperança de que, um dia, ainda voltaria para buscá-la... Aliás, Tiana nunca soube que o namorado, na realidade, jamais pensara em assumir com ela um compromisso mais sério. Com o passar do tempo, dentro das provas que lhe assinalaram o retorno ao corpo físico na presente existência, nossa irmã, que sempre, desde jovem, foi isenta de discernimento mental mais claro, terminou agora, na velhice, tendo a razão parcialmente eclipsada... Praticamente, chama pelo noivo o dia inteiro!

- Mas - atalhei, interessado em maiores informações sobre o caso - não nos seria possível intervir de algum modo?...

- Por enquanto, não, Paulino. As evocações afetivas de Tiana encontram ressonância na consciência culpada de Flausino... Ele a enganou, prometeu e não cumpriu. Não chegou, é verdade, a abusar dela do ponto de vista sexual, mas brincou com os seus sentimentos... Inclusive, nossa Tiana, em seu anseio natural de mulher, impulsionada pelo instinto da maternidade, chega a sentir-se grávida dele!...

Realmente, a quem dela se aproximasse, para carinhosamente saudá-la, toda empoada e com o pescoço enfeitado de bijuterias, Tiana convidava para o casamento, que aconteceria dentro de poucos dias, afirmando que, por outro lado, nada poderia ser feito, posto que estava grávida de gêmeos. E passando a mão sobre o ventre, dizia, satisfeita:

- São dois... Um vai ser homem e o outro, mulher: Benedito e Maria Abadia...

Os amigos tentavam contemporizar, temendo até pela saúde dela, que, habitualmente alegre, às vezes, entrava em certa depressão, a exigir maiores cuidados médicos.

O quadro era comovedor. E, mais, quando Tiana, inconscientemente, percebia que Flausino se afastava, ela o chamava com veemência:

- Ele vem vindo aí... O casamento será amanhã... Tudo já está arrumado... Ele me ama... Estou esperando dois filhos dele... Veio fazer uma serenata para mim e pulo a janela...

Atormentado pelo remorso, Flausino, então, voltava correndo e, não raro, de joelhos, pedia em lágrimas que Tiana o libertasse.

- E - indaguei - a esposa dele, a família que ele constituiu, como fica?...

- Tudo concorre para agravar os padecimentos de nosso Flausino, que, em verdade, nunca foi homem tão responsável assim... Espírito leviano e imaturo, aprenderá, a duras penas, que ninguém lesa alguém sem lesar-se primeiro. Eis que ele, constrangido pelo remorso, não descansará até que salde os débitos para com Tiana. Ao desencarnar, o que talvez não demore muito, exigirá dele que cumpra para com ela a palavra empenhada... Não sei, ao certo, como haverão de se ajeitar, mas tudo leva a crer que Flausino, na próxima existência, formará na Terra uma família numerosa...

De "Vida sem fim"
De Carlos A. Baccelli
Pelo Espírito Paulino Garcia

Nenhum comentário: